Titular da Advocacia Mariz de Oliveira desde 1992, a advogada Paola Zanelato nunca sabe como seu dia vai terminar. Toda manhã, quando entra em sua sala, ela tem apenas uma certeza: as flores estarão na mesa.
O vaso perfumado parece dar mais leveza à rotina que, invariavelmente, é extenuante. Entre outras funções, cabe à Paola distribuir as tarefas entre os profissionais, controlar o fluxo de trabalho, cobrar a equipe. “Nos damos bem porque temos aptidões diferentes”, afirma sobre seus 25 anos dedicados à Advocacia Mariz de Oliveira.
Paola planejou ser psicóloga. Sem uma razão aparente, matriculou-se em Direito também. Passou na PUC – SP e desde o primeiro ano entendeu que ali era seu lugar. “Sempre gostei muito de Direito Penal por causa da questão humana envolvida.”
Quando seu filho nasceu, há quatro anos, ela potencializou a produtividade. “Quero aproveitar bem o dia no trabalho. Render mais. Antecipo o que sei que está a meu alcance.” São os tais imprevistos: uma virose do filho ou uma audiência longa. Não importa. Na manhã seguinte ela entrará no escritório, motivada e com o buquê de rosas brancas para enfeitar o vaso da mesa.